O pterígio é uma lesão ocular decorrente do espessamento do tecido transparente que recobre o olho, a conjuntiva. Pode ser causado por exposição à radiação, como por exemplo, luz ultravioleta do Sol associado ou não a fatores genéticos. Fatores irritativos como poeira, vento ou fumaça podem causar a inflamação do pterígio, levando a sintomas como olho vermelho, ardência, lacrimejamento, sensação de corpo estranho e fotofobia.
Quando os sintomas não melhoram com o tratamento clínico com colírios, seu crescimento atrapalha na visão ou por incômodo estético, pode ser realizada a retirada cirúrgica. A cirurgia de pterígio é realizada sob anestesia local, em caráter ambulatorial, sem necessidade de internação. É feita a retirada do pterígio e, para minimizar os riscos de recidiva, realiza-se um transplante de conjuntiva de parte saudável do próprio olho do paciente e seu posicionamento na área afetada através de pontos ou cola biológica.
O tempo de recuperação após a cirurgia é curto e o paciente consegue voltar ao trabalho em poucos dias. Entretanto, é essencial seguir o tratamento e cuidados pós operatórios prescritos.