DRA. ANA YIN YIN MAO
CRM: 220972 RQE: 93841
DRA. ANA YIN YIN MAO
CRM: 220972 RQE: 93841
alto
sensibilidade à luz nos olhos
Formada em Medicina pela Universidade Federal de Ouro Preto
Título de Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC)
Especialista em Córnea, Lentes de Contato e Doenças Externas Oculares pelo Hospital das Clínicas da USP
Formação complementar pela Washington University, nos EUA
Pesquisa acadêmica pela Columbia University de Nova York, nos EUA
Palestrante no Congresso de Oftalmologia da USP (2021 e 2022), um dos mais renomados do país
Apresentação de trabalhos em Congressos e Simpósios
Publicação de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais
1. Anamnese
Vamos conversar sobre seus problemas visuais e demandas. Perguntarei sobre seu histórico pessoal de doenças ou cirurgias oculares e também histórico familiar.
2. Refração e Exames
Além da avaliação geral, com teste de grau e exame das demais estruturas oculares, o foco será na córnea e na superfície ocular para detectar alterações de curvatura, espessura ou transparência.
3. Diagnóstico
O diagnóstico pode ser realizado baseado em alterações no exame clínico e em exames complementares como a topografia de córnea e paquimetria ou a tomografia de córnea. Essa etapa também inclui explicações sobre o quadro e esclarecimento de dúvidas, caso existam.
3. Tratamento
Em grande parte dos casos, a cirurgia não será necessária. Buscamos antes o controle e acompanhamento clínico e recursos menos invasivos e mais econômicos, como por exemplo:
uso de óculos ou lentes de contato especiais.
4. Cirurgia
Para casos específicos, são indicados procedimentos cirúrgicos, com técnicas como crosslinking para controle da progressão do ceratocone ou implante de anel estromal para melhora da visão.
O ceratocone é uma doença ocular que altera a curvatura da córnea, uma das estruturas responsáveis pela visão. Pode decorrer de fatores genéticos ou do ato de coçar os olhos. A doença pode aumentar progressivamente o grau de astigmatismo e causar deformidades ou opacidades na córnea, prejudicando a visão. Para ter o diagnóstico de ceratocone é necessário realizar consulta oftalmológica e exames complementares.
Os pacientes com ceratocone devem realizar acompanhamentos periódicos para controle de progressão da doença e melhora da visão. Nos pacientes com processo alérgico, é importante o controle do quadro que pode ser realizado com colírios, pomadas e medidas específicas.
O controle da progressão da doença também pode ser realizado através de procedimento cirúrgico pouco invasivo denominado crosslinking. No crosslinking utilizamos uma solução de riboflavina (vitamina B2) e radiação ultravioleta (UVA) para aumentar a rigidez da córnea e reduzir o avanço do ceratocone.
Para a melhora da visão, esses pacientes podem necessitar de óculos ou lentes de contato especiais prescritas após realização de teste de adaptação no consultório. Em alguns casos, optamos pela cirurgia de implante de anel estromal, que consiste na inserção de um segmento de material inerte e biocompativel na camada média da córnea, chamada estroma. Essse procedimento tem a finalidade de aplanar a córnea e torná-la mais regular.
Para casos avançados, com afinamento corneano importante ou grandes opacidades, pode ser necessário o transplante de córnea. Apenas o especialista nessa área poderá indicar a melhor opção.
(11) 97331-0088
Alameda dos Nhambiquaras, 159 – Moema, São Paulo SP
Segunda a Sexta das 8h às 18h
(11) 97331-0088
Alameda dos Nhambiquaras, 159 – Moema, São Paulo SP
Segunda a Sexta das 8h às 18h
Informe Legal: As informações contidas em nosso website têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico.
Todos os direitos reservados
HIGUCHI MARKETING MÉDICO
Fale Conosco!